As novelas brasileiras muitas vezes refletem a sociedade em que vivemos, abordando temas que estão em alta no momento. Quem não se lembra da relação entre Sabrina e Otávio em “A Dona do Pedaço”? Mas essa não foi a única vez que vimos Sugar Daddies na TV. Hoje, vou relembrar alguns dos Sugar Daddies mais marcantes da televisão brasileira.

Novelas, muitas vezes, são uma reflexão do que está acontecendo na sociedade e retratam temas que estão em pauta no momento. Quem acompanha “A Dona do Pedaço”, já deve ter escutado Sabrina (Carol Garcia) chamar Otávio (José de Abreu) de Sugar Daddy. Engana-se quem pensa que o enredo é exclusividade da “Nova Era”. Os casais do Universo Sugar sempre fizeram parte dos folhetins da TV Globo. Veja alguns Sugar Daddies da TV brasileira:

Aos 67 anos, Raul Cortez (morto em 2006, aos 73 anos) encarnou um sedutor italiano em Terra Nostra (1999). Francesco Magliano viveu uma paixão com a personagem de Maria Fernanda Cândido, Paola, na época, com 25 anos. O Sugar Daddy não foi capaz de resistir aos encantos de Paola.

2-  Anita e Fernando ( Presença de Anita – 2001)

(Reprodução: TV Globo)

A trama da minissérie conta uma história cheia de dramas, tensões e reviravoltas. Anita (Mel Lisboa), personagem que dá nome a série, é uma jovem que gosta de viver ao sabor do vento, livre, sem destino pré-determinado.

Mais de 30 anos de diferença: Anita (Mel Lisboa) e Fernando (José Mayer) protagonizaram cenas sensuais. Ela, uma garota de dezoito anos, misteriosa e de espírito livre, que se muda para a fictícia cidade de Florença.  Em crise conjugal, o Sugar Daddy é seduzido pela ninfeta, e eles começam uma relação tórrida.

3 – Glauco e Lurdinha (América – 2005)

(Reprodução: TV Globo)

Glauco (Edson Celulari) era um empresário grisalho e altamente bem-sucedido que vivia um conturbado casamento. Pai da jovem Raíssa (Mariana Ximenes), a qual, era a melhor amiga da sedutora Lurdinha (Cléo Pires) que vivia jogando seu charme para cima do endinheirado homem. O Sugar Daddy não resistiu às tentações e acabou se relacionando com a bela moça, que o chamava de “tio” devida a diferença de idade.

4 – Ludovico e Aninha (Chocolate com Pimenta – 2008)

(Reprodução: TV Globo)
A novela girava em torno de Ana Francisca (Mariana Ximenes), que consegue dar a volta por cima com a ajuda de Ludovico (Ary Fontoura), dono da fábrica de chocolates da cidade de Ventura, que lhe propõe um casamento fraterno. A jovem se casa com o Sugar Daddy, que a leva para Buenos Aires, onde ela recebe aulas de dança, música e etiqueta. Aninha se torna uma mulher rica e empoderada.

5 – Dr. Castanho e Suellen (Caminho das Índias – 2009)

(Reprodução: TV Globo)

O irreverente Dr. Castanho (Stênio Garcia) era um renomado psiquiatra e muito excêntrico. Ele se envolve com Suellen (Juliana Alves), uma bela jovem com o corpo de dar inveja. O Sugar Daddy proporciona à moça ótimos momentos, não só nos tantos bailes que iam, mas também em restaurantes luxuosos e outros mimos. O galanteador mexe com a vaidade dela, que, vai cozinhando o relacionamento e aproveitando a diversão e presentes que recebe. No final, entre alguns conflitos, a relação termina em casamento e muito amor.

6- Leleco e Tessália (Avenida Brasil – 2012)

(Reprodução: TV Globo)

Um “clássico atemporal”, a trama está sendo reprisada em “Vale a Pena Ver De Novo”. O casal formado por Leleco (Marcos Caruso), pai do famoso e milionário ex-jogador de futebol Tufão (Murilo Benício), e Tessália (Débora Nascimento), uma que chega ao Rio, vinda do interior, e mexe com os sentimentos de Leleco. A diferença de idade faz com que Sugar Daddy se sinta muito inseguro em relação à Tessália. Ela, no entanto, é muito fiel e apaixonada por ele e se sente mal com tanta desconfiança.

7 – Otávio e Sabrina (A Dona do Pedaço – 2019)

(Reprodução: TV Globo)
Otávio (José de Abreu) é sócio da construtora Habitex e muito rico. O ricaço não faz cerimônia alguma em encher a jovem Sabrina (Carol Garcia) de mimos. Os dois têm um relacionamento sugar acordado. Na trama, o sugar daddy paga todas as suas contas. As despesas incluem aluguel, contas de casa, salão de beleza e academia. Fora isso, a baby recebe mimos como joias, peças de grifes e viagens.

A televisão brasileira já apresentou diversos casais onde a figura do Sugar Daddy é um elemento central. Desde Raul Cortez em “Terra Nostra” até Otávio em “A Dona do Pedaço”, muitos personagens masculinos mais velhos se envolveram com mulheres mais jovens, refletindo a dinâmica de relacionamentos que vemos também na sociedade. Essas novelas capturam a essência dos relacionamentos entre homens ricos e mulheres mais jovens, com histórias cheias de romance, drama e poder.

Saiba mais sobre

O que são Sugar Daddies na TV brasileira?
São personagens mais velhos e ricos que se envolvem com mulheres mais jovens, geralmente representando relações de poder e romance.

Qual personagem de novela foi um dos primeiros Sugar Daddies icônicos?
Raul Cortez como Francesco Magliano em “Terra Nostra” foi um dos primeiros.

Qual foi a relação mais marcante entre um Sugar Daddy e uma mulher mais jovem?
A relação entre Otávio e Sabrina em “A Dona do Pedaço” é uma das mais lembradas.

Qual novela destacou a diferença de idade entre o casal Sugar Daddy e Sugar Baby?
“Presença de Anita” mostrou a relação entre Anita (Mel Lisboa) e Fernando (José Mayer), com mais de 30 anos de diferença.

Qual o tema principal por trás dessas histórias de Sugar Daddies nas novelas?
O tema gira em torno de poder, romance e as dinâmicas sociais de relacionamento entre homens mais velhos e mulheres jovens.

Esses casais nas novelas têm finais felizes?
Algumas histórias terminam em casamentos e amor, como em “Caminho das Índias”, enquanto outras exploram as dificuldades e inseguranças desses relacionamentos.